A partir do Brangus+, o uso da genômica mostra ser o segredo para uma pecuária cada vez mais precisa
Com o objetivo de reunir o máximo de informações ligadas à raça Brangus no Brasil, que possam favorecer o progresso de diferentes rebanhos, e dados genéticos cada vez mais precisos, a Associação Brasileira de Brangus (ABB) concretizou uma base de dados própria, batizado de: Brangus+, que unificará todas as informações da raça, presentes nos demais programas, em um só banco de dados.
“Decidimos criar essa unificação justamente para termos cada vez mais acurácia, ou seja, maior confiabilidade no momento de selecionar nossos animais através das DEPs, cada programa tem sua base de dados e diferentes informações, e quanto mais criadores de Brangus aderirem a esse nosso agrupamento de dados, mais referências teremos da raça”, enfatiza Ândrea Reis, coordenadora de projetos técnicos da ABB.
Cerca de 40% dos sócios que fazem avaliação genética, já aderiram ao programa da Associação, uma porcentagem promissora pois, segundo a ABB, a média de participação dos sócios em outros programas é de 58%.
“Aliada às avaliações tradicionais, a genômica permite que sejam identificados animais jovens com alta acurácia, o que facilita a seleção com maior progresso genético. Além disso, tornou-se possível a obtenção de características de difícil acesso ou com custos de coleta elevados”, destacou o zootecnista, Rodrigo Dias, especialista em seleção genômica, ao falar sobre o uso da ferramenta na pecuária atual.
Não só os animais mais jovens, mas todo o rebanho, é fortemente afetado pelo uso da genômica. As fêmeas por exemplo, com essa acurácia, podem proporcionar ajustes mais fáceis de serem multiplicados, como a redução da idade média do rebanho. “Isso quer dizer que, quando outros estão multiplicando matrizes com sete ou oito anos, quem faz uso da genômica já o fazem quando as fêmeas têm de 18 a 20 meses, mantendo, e até melhorando a assertividade”, pontua o zootecnista.
“Deixamos de ser uma Associação apenas cartorial e genealógica, para sermos também uma ferramenta para o criador, uma prestação de serviço para trabalharmos junto com o sócio, que é também nossa função. Quanto mais adesão tivermos, mais dados e mais resultados teremos”, finaliza o presidente da ABB, Ladislau Lancsarics.